Fotos digitais podem colocar famílias em risco

voltar para as dicas

NOVAS CÂMERAS DIGITAIS DA PANASONIC TRAZEM MAPAS NAVTEQ


De autoria de: Jeferson Luis da Silva 02.12
Publicado no BlogdojSilva

Um estudo publicado no Jornal Internacional de Segurança Eletrônica sugere que fotos de crianças postadas na internet podem oferecer risco quando o uploading é efetuado com o sistema de “geotag” ativado.

Muitos usuários desconhecem a tecnologia Geotagging, esta adiciona metadados de identificação geográfica para vários meios, incluindo fotografias.

Máquinas como celulares, tablets, entre outras, podem adicionar metadados que permitem a identificação do endereço próximo de onde a foto foi tirada.

O alerta é focado no habitual seqüestro de crianças por pedófilos nos EUA.

O pesquisador Kuzma descobriu várias fotos que tinham o CEP ocultado nas imagens. Tais fotos foram compartilhadas em redes sociais e ambientes de acesso público como o Flickr.

O pesquisador aconselha aos usuários, buscar entender as implicações desta nova tecnologia (Geotagging) e publicar apenas os dados apropriados, protegendo a si mesmo e seus filhos.


NOVAS CÂMERAS DIGITAIS DA PANASONIC TRAZEM MAPAS NAVTEQ

A Navteq, empresa de fornecimento de mapas, informações de trânsito e dados de localização que permitem a navegação, serviços de localização e publicidade móvel no mundo todo, oferece o conteúdo de localização e mapas da Navteq para as câmeras Lumix DMC-TZ20/ZS10 e DMC-FT3/TS3 – os produtos mais novos da famosa série de câmeras digitais Lumix da Panasonic.

Organizar fotos por data/horário já é um recurso comum nas câmeras fotográficas. No entanto, com a integração de mapas e o conteúdo de localização, o consumidor pode arquivar suas imagens de acordo com a localização geográfica, determinando o lugar exato onde a foto foi tirada. Além disso, a data e horário não deixam de ser incluídos no arquivo. As câmeras e filmadoras estão entre os últimos segmentos de mercado a introduzir mapas e conteúdo de localização para criar uma experiência de usuário mais atraente.

Com o conteúdo de localização da Navteq, as câmeras e gravadoras podem inserir geotags (informações de localização geográfica) em fotos e imagens para identificar pontos de interesse (PDIs) no mapa Navteq. Com o recurso de detecção de imagens, o PDI é identificado pela latitude e longitude. Ambas as câmeras Lumix DMC-TZ20/ZS10 e DMC-FT3/TS3, da Panasonic, incluem uma função GPS integrada para incluir os geotags com os dados de PDI oferecidos pela NAVTEQ. Dessa forma, as imagens podem ser compartilhadas com amigos e familiares. Osistema de GPS integrado automaticamente marca a latitude e a longitude de cada foto, exibindo detalhes de onde as fotos ou vídeos foram tiradas. Assim, o sistema pode identificar o nome de País/Região, Estado/Província/Condado, Cidade/Município/Vila e Pontos de referência.

“O setor de câmeras e filmadoras digitais é uma nova área que utiliza recursos de localização para oferecer uma experiência mais rica para o usuário. A Navteq e a Panasonic colaboram muito com o mercado global. O Navteq Maps foi incluído na primeira câmera digital com GPS da Panasonic, lançada no ano passado. No futuro, nosso plano é melhorar a experiência de localização com conteúdo integrado em diversas mídias móveis”, afirma Rich Shuman, vice-presidente sênior de vendas da Navteq na Ásia Pacífica.

“O compromisso da Panasonic é de desenvolver produtos com um impacto positivo na vida das pessoas. Por isso, é uma grande satisfação trabalhar junto à Navteq para aumentar a nossa linha de câmeras digitais com GPS. Com a inclusão dos mapas de alta qualidade da Navteq, nossos dispositivos oferecem mais de 1 milhão de informações sobre PDIs e uma experiência ainda melhor”, diz Izumi Tomozawa, gerente de grupos da Panasonic.