Você já trocou o cooler do seu computador alguma vez? Não?, isto pode ser um problema. Normalmente os usuários não dão importância para o cooler e não se preocupam em limpá-lo ou ver se ele está funcionando corretamente. Isto pode acarretar uma série de problemas no computador e raramente são associados ao cooler.
Quando é hora de comprar um cooler novo?
O superaquecimento dos componentes internos do computador gera uma série de problemas no desempenho, alem da possibilidade de queimar o próprio processador ou até mesmo a placa mãe, mas sempre existem problemas secundários como o constante travamento ou reinicialização da máquina ou o não funcionamento de algum componente. Todos estes problemas podem ser evitados com uma manutenção preventiva efetuada por pessoa capacitada, ou o dano poderá ser maior.
A temperatura ambiente elevada não permite uma refrigeração otimizada para o computador, o que acaba prejudicando em muito, o desempenho do PC. Isto pode fazer com que o computador trave com muita frequencia e sem motivo aparente. A temperatura ambiente deve ficar entre 18 e 28 graus celsius
O computador para de responder sem mais nem menos, como agir?
1-passe um antivírus e certificou-se de que o PC não está infectado com nenhuma praga.
2-desconfie da temperatura ambiente.
3-Verifique a limpeza interna do gabinete, o problema pode estar nos cooler.
Normalmente os gabinetes não tem cooler de refrigeração auxiliar instalados. Quais as opções?
1-Com as novas configurações de processamento, torna-se necessário a utilização de um gabinete com no mínimo quatro baias, o que da maior espaço interno para refrigeração.
2-Instale pelo menos um cooler de alta rotação, na parte posterior do gabinete, jogando o ar quente para fora.
3-Tenha certeza de que o cooler do processador e o irradiador de calor estejam livre de poeira.
4-Confira o funcionamento do cooler da fonte. Um aquecimento elevado nos componentes da fonte podem causar a queima e danos irreparáveis no computador
Outro sintoma muito comum que pode ser notado em máquinas com a ventoinha estragada: Não funcionamento de alguns componentes. Placas de rede, pentes de memória e outras controladoras instaladas, como placas de video são, na maioria das vezes, os primeiros a sentirem os efeitos do calor excessivo dentro do gabinete e pararem de funcionar, aparentemente sem motivo. Um dos mecanismos de defesa do processador é a reinicialização ou o travamento.
O que fazer ?
Antes de tomar qualquer decisão, instale um programa que monitore a temperatura interna do computador. O Everest Ultimate Edition, CoreTemp, Hmonitor e Hardware Sensors Monitor são apenas alguns exemplos de aplicativos que podem ser úteis para o monitoramento.
Temperaturas entre 40 e 50°C podem ser consideradas normais nos processadores. Quando em uso de toda sua capacidade de processamento, podem chegar a temperaturas de até 60°C..
Com os cuidados necessários, a primeira coisa a se fazer é retirar e limpar muito bem o cooler e o irradiador de calor, livrando-o de toda e qualquer sujeira que impeça seu correto funcionamento. Se mesmo depois de fazer a limpeza geral no cooler a temperatura no computador não melhorar, verificar se não há cabos impedindo a circulação do ar dentro do gabinete, ou mesmo prendendo as hélices do cooler, não esqueça do cooler da fonte.
Se o problema não foi resolvido, é hora de trocar os cooler (fonte, processador e auxiliares). A troca do(s) cooler auxiliar(es) é bem simples e não requer nenhuma ferramenta específica para isto, o cooler do processador requer um pouco mais de cuidados, já o da fonte é um pouco mais complexo, requer ferro de solda.
Qual o melhor cooler?
Dizer qual o melhor cooler para o computador é um pouco complicado. Tudo depende das configurações que a
máquina possui. PCs mais potentes, com maior poder de processamento, exigem ventoinhas mais potentes.
PCs comuns, como os que a maioria dos usuários possui, não exigem tanto processamento, portanto,
não requerem um cooler tão potente. Tudo depende das peças que compõem o computador.
webdesign camillapiccoli