Dicas para Computador
PUBLICADO POR: Por Stephanie Hering - em 08/10/2014 às 17h34
O Easy Taxi foi o primeiro aplicativo de chamada de táxis brasileiro e é considerado uma das ideias mais originais no segmento de startups. Criado em 2012, o app abocanhou prêmios, inspirou estrangeiros e hoje está em 33 países e 170 cidades, sendo 100 cidades brasileiras.
Em dois anos, o Easy Taxi recebeu investimento de R$ 145 milhões e alcançou a marca de 15 milhões de downloads, números que o colocam em alto patamar. Conversamos com Vinícius Garcia, um dos fundadores do serviço, que deu cinco dicas para desenvolver um aplicativo de sucesso. Confira:
1) Crie um Produto Mínimo Viável
A primeira dica que Vinícius dá é seguir o conceito de Produto Mínimo Viável (conhecido também pela sigla em inglês, MVP, Minimum Viable Product). O MVP nada mais é que um protótipo do serviço ou produto a ser criado, com quantidade mínima de esforço e de tempo de desenvolvimento.
"O seu aplicativo vai mudar. Mas é preciso primeiro pensar em o que é necessário para validar a sua ideia, colocar o produto para funcionar", afirma Garcia. De acordo com o executivo, é só após o primeiro feedback dos usuários que o app começa a ganhar atualizações ou versões mais elaboradas.
2) Escolha um mercado não explorado
Vinícius conta que, no início, a ideia era criar um aplicativo que monitorasse os ônibus em tempo real. Contudo, após participarem de um Startup Weekend, os fundadores do Easy Taxi descobriram que já existiam apps semelhantes, o que tornaria o produto menos atrativo pela concorrência.
Foi então que surgiu a ideia de transportar o conceito para os táxis. "Era um mercado não explorado e que muitas pessoas usam", afirma. "A dica é procurar por nichos esquecidos, o que aumenta as chances de sucesso do aplicativo", explica.
3) Não desista no primeiro obstáculo
Ao criar um aplicativo, inúmeros obstáculos devem surgir naturalmente, seja na programação, busca por parcerias ou na aprovação do app na loja. Contudo, como indica Vinícius, é preciso ser paciente e insistir no produto.
"Vão existir barreiras e dificuldades e, mesmo assim, é importante ser resiliente. Se você acredita na ideia, insista nela", sugere.
4) Conhecer programação é um diferencial
Para Vinícius, conhecer noções básicas de programação pode ser um diferencial e tanto na hora de criar um aplicativo, seja para desenvolver por conta própria ou entender o processo antes de contratar alguém.
"Você não precisa fazer um curso completo para ter uma noção básica de programação. Com algumas ferramentas gratuitas, é possível aprender o mínimo", defende.
Garcia frisa que aprender programação está muito mais fácil atualmente graças à internet. "Na minha época era preciso comprar livros e revistas para entender programação ou então, pedir para alguém te ajudar. Hoje existe uma infinidade de sites que te ensinam a programar e de um modo muito mais simples. A internet facilitou muito mais o aprendizado", conta.
5) Pense grande
Segundo o criador do Easy Taxi, ao desenhar um aplicativo, você naturalmente pensará no público dele. No entanto, o executivo afirma que se o app tiver chances de ser ampliado, essa chance não deve ser descartada. "Se você está criando algo e aquilo tem potencial para larga escala ou escala global, por quê não investir nisso?", questiona.
"Sonhar pequeno e sonhar grande dá o mesmo trabalho. É melhor sonhar grande e pensar nas inúmeras possibilidades do que ficar limitado", completa.
Comente no nosso Forum. PARTICIPE DA COMUNIDADE OLHAR DIGITAL!
webdesign camillapiccoli