Quais as diferenças entre eles?
Os computadores evoluíram com tempo, e sua capacidade de processamento de dados também. Hoje o padrão ainda é o sistema baseado na arquitetura de 32 bits, mais isso está mudando, máquinas já saem de fábrica com arquitetura 64 bits.
Qual a diferença entre elas?
Existem algumas diferenças importantes a serem consideradas, mas a principal é o desempenho. Um computador com 64 bits consegue processar um número maior de informações. A seguir vamos identificar outras diferenças e ajudar você leitor(a) a escolher aquele que melhor atenda as suas necessidades.
Uso de Memória.
Os sistemas baseados em 32 bits conseguem gerenciar 4GB de memória RAM, enquanto os de 64 bits chegam a 192GB (no Windows 7).
Hardware Compatível
Para utilizar uma das arquiteturas em questão, os componentes do computador (placa-mãe e processador) devem oferecer suporte para tal. Hoje em dia todos os processadores com dois ou mais núcleos trabalham em 32 e 64 bits, a partir daí deve-se optar por uma placa-mãe que trabalhe de acordo com o sistema escolhido.
Compatibilidade de Programas e Drivers
Esse é um assunto onde várias pessoas tem dúvida. Um programa ou sistema operacional desenvolvido para uma arquitetura consegue rodar na outra? Em algumas situações sim, vamos explicar melhor nos exemplos abaixo:
- Se você utilizar uma arquitetura de 32 bits, o sistema operacional, os drivers e programas devem ser obrigatoriamente 32 bits.V
- Se você utilizar uma arquitetura de 64 bits, o sistema operacional, os drivers e programas podem ser 64 bits ou 32 bits.
No segundo exemplo você deve ter notado que existem opções entre 32 e 64 bits. Isso acontece porque o processador utilizado nesta situação trabalha com as duas arquiteturas.
Tudo vai funcionar normalmente, mas os programas desenvolvidos em 32 bits quando são instalados em arquiteturas de 64 bits, não usufruem de toda a capacidade que o sistema disponibiliza, por isso tenha preferência por instalar programas de 64 bits quando disponíveis.
Qual arquitetura escolher?
A resposta para essa pergunta fica com você leitor. Se o computador reúne todas as condições necessárias para utilizar uma arquitetura 64 bits, não tenha medo ou receio de usufruir desta opção, o ganho em desempenho vale a pena.
Espero que tenham gostado.